Nossa missão: Conectar, construir, transformar

Somos uma rede de professores que pensa como tornar realidade uma educação pública transformadora, de excelência, diariamente para todos e todas

Conectar os conhecimentos

A Conectando Saberes é uma rede nacional de professor para professor. Apoiada pela Fundação Lemann, o grupo já conta com mais de 450 educadores espalhados pelo Brasil comprometidos com uma educação pública de qualidade. Continue lendo para conhecer mais sobre a gente!

Como funciona a rede

De professor para professor

A Conectando Saberes interliga professores(as) de todo o Brasil, estejam eles(as) atuando em sala de aula, na coordenação pedagógica, na diretoria da escola ou na Secretaria de Educação, com a finalidade de criar uma rede de apoio para professores e reduzir a solidão desse profissional. Juntos, esses educadores buscam fortalecer a profissão docente, compartilhando aprendizados, angústias, desafios e vitórias da construção de uma educação pública de qualidade.

Trabalhando pela mudança todos os dias

Em todos os núcleos, os educadores da Conectando Saberes se engajam diariamente para garantir mais qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos, aplicando práticas inovadoras em sala de aula, construindo iniciativas transformadoras e compartilhando projetos uns com os outros.

Juntos, virtualmente e presencialmente

Seja em encontros regionais, nacionais ou virtuais, educadores do país inteiro constroem espaços coletivos para o diálogo, a troca e o fortalecimento da profissão através da Conectando Saberes e das oportunidades que ela oferece.

Da sala de aula para o mundo

A rede conecta professores e gestores públicos, tornando possíveis transformações pensadas e estruturadas por ambas as partes. Ela também incentiva o reconhecimento de quem está fazendo diferença em sala de aula, inspirando professores para além da rede.

#detrintaparamilhares

A Conectando Saberes começa em 2015, unindo professores que se destacavam em suas regiões ao transformar suas salas de aula. Juntos, e com o apoio da Fundação Lemann, eles pensaram no que poderia ser feito para ajudar mais professores pelo Brasil a não se sentirem sozinhos e a conhecerem práticas que pudessem fazer sentido para suas realidades. Foi assim, pensando em conectar educadores de diferentes realidades do país, que surge a Conectando Saberes: de professor para professor, com o desejo de garantir uma educação pública de qualidade para todos os alunos.

Linha do tempo da Conectando Saberes

2015

Começa a Conectando Saberes: 30 professores de escola pública, vindos de diferentes partes do Brasil, se reúnem para criar uma rede de professor para professor.

2016

Expansão: 12 estados federativos do Brasil contam com núcleos da Conectando Saberes. Educadores trocam experiências em sala de aula entre si e debatem sobre os principais assuntos da educação pública brasileira.

2017

Qualidade na educação: 150 professores levam seus desafios e suas experiências em sala de aula para tomadores de decisão da área de educação, mostrando a importância de continuar acreditando na educação pública e focar na solução de seus desafios.

2018

Representatividade: A Conectando Saberes chega a 27 unidades federativas e continua sonhando em alcançar cada vez mais professores que acreditam em sua capacidade de transformar a educação brasileira.

Sobre a Conectando Saberes

Missão

Construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores(as) que se comprometam em fazer a educação pública de qualidade, visando à transformação social.

Princípios

Os princípios da rede foram criados por nós, educadores da rede.
Acreditamos que:
_A construção de uma educação pública de excelência envolve a participação de todos os sujeitos sociais na perspectiva de uma sociedade educadora.
_A educação deve ter o compromisso de construir uma formação para o exercício da cidadania plena e a transformação social.
_O/A professor(a) como intelectual transformador(a) em condições de construir um novo paradigma educacional.
_Uma educação orientada pela equidade e pelo respeito à diversidade.
_O nosso trabalho faz a diferença na educação brasileira.
_Foco na solução e não no problema.
_Altas expectativas para todos(as) e cada um(a) dos(as) nossos(as) alunos(as).

Conectando Saberes em números


450

educadores presentes na rede

41

núcleos da CS espalhados em território nacional

27

unidades federativas em que a CS está presente


5

regiões do Brasil contam com núcleos da CS

Quem colabora com a causa

A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado. Uma dessas redes é a Conectando Saberes.

Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter