Perguntas frequentes


O que é a Conectando Saberes e o que ela faz?

A Conectando Saberes é uma rede de apoio feita por professores para os professores de todo o Brasil. Seu objetivo é fortalecer a profissão docente e construir em conjunto soluções para os desafios da escola pública. Seja em encontros presenciais ou virtuais, seus membros compartilham aprendizados, angústias, obstáculos e vitórias com outros colegas espalhados pelos 41 núcleos existentes no país.

O que faz a Fundação Lemann e por que ela apoia a Conectando Saberes?

A Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos que colabora desde 2002 com iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Por isso, ela colabora com iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos. Por acreditar que só é possível ter uma educação pública de qualidade com professores valorizados em sua profissão, a Fundação Lemann apoia a Conectando Saberes.

Ainda tem dúvidas sobre a Fundação Lemann? Então bora conversar:

Quem pode participar da Conectando Saberes?

Qualquer educador que trabalhe com educação pública, seja em sala de aula, na coordenação pedagógica, na diretoria de uma escola ou na Secretaria de Educação.

Como funciona um núcleo da Conectando Saberes?

Os núcleos da Conectando Saberes são formados por coordenadores, responsáveis por gerir a dinâmica do grupo, e por seus membros. Mesmo com essa divisão, todos os membros têm o mesmo valor, o mesmo direito de fala e a mesma responsabilidade de manter o núcleo ativo.

Cada núcleo constrói uma rotina de reuniões, encontros e eventos de acordo com a realidade dos professores que o compõem e compartilham experiências e oportunidades uns com os outros por meio de grupos de mensagem.

Como a Conectando Saberes ajuda professores e escolas?

Em muitos momentos, a profissão docente pode ser bastante solitária e com poucos momentos para uma reflexão acerca de boas práticas que podem ser aplicadas em sala de aula, soluções para as angústias dos professores e reconhecimento de quem está fazendo a diferença na vida de seus alunos.

Ao conectar esses professores de diferentes realidades, mas com o sonho de mudar a educação para melhor, a rede garante que seus membros estejam em contato com outros colegas que compartilham do mesmo objetivo.

As reuniões do núcleo geram certificado?

Não. As reuniões de rotina dos núcleos não geram certificado, mas é um momento muito importante para estar presente com seus colegas e compartilhar suas experiências.

Existe pagamento para quem participa da Conectando Saberes?

Ninguém recebe pagamento por participar da Conectando Saberes.

Como posso participar de um núcleo da Conectando Saberes?

Clique aqui para nos enviar uma mensagem, informando seus dados, sua ocupação (cargo/etapa em que leciona/área do conhecimento) e dizendo por que gostaria de fazer parte da rede.

Não encontrei um núcleo na minha cidade. O que posso fazer?

Clique aqui para nos enviar uma mensagem, informando seus dados, sua ocupação e porque acredita que a presença da Conectando Saberes é importante para a educação pública de seu município.  

Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter