A professora Marlúcia da Silva, coordenadora do núcleo de Marataízes (ES), foi uma das convidadas para o 20º Diálogos Educação, debate promovido pela Globo Comunicação em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O encontro acontece anualmente e tem como objetivo dialogar com atores da educação a fim de traçar um panorama do tema no Brasil atual.
Além de Marlúcia, participaram também Fernando Abrucio, jornalista especialista em educação, e Jorge Matheus, aluno do Colégio Estadual Chico Anysio, em que Willmann Costa, coordenador da Conectando Saberes no Rio de Janeiro (RJ), era diretor. Na conversa, temas atuais como a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e o financiamento das escolas públicas, foram debatidos.
Marlúcia comentou sobre a situação do currículo escolar em Marataízes, que vem sendo adequado à BNCC desde o ano passado. “Todo mundo está estudando e fazendo as formações dentro da própria escola”, conta. “Os pedagogos vão à Secretaria Municipal de Educação e voltam para um momento de diálogo e compartilhar os temas com todo mundo”.
A professora aproveitou o debate para questionar um ponto que, para ela, deveria ter mais visibilidade nas discussões sobre a BNCC: a valorização do professor. “Ninguém fala de plano de carreira. Os salários são baixos, não há formação continuada. Se não for dado ao professor o que propõe a Base, é difícil garantir a parte da implementação dos currículos e do aprendizado”.
De acordo com o documento da BNCC:
Texto da Base Nacional Comum Curricular
BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. […] Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a:
– criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem; […].
Marlúcia disse que gostou muito do bate papo, em que suas opiniões eram escutadas. “O mais legal foi essa oportunidade de tantas pessoas quererem nos ouvir e, a partir daí, nortearem suas ações ao longo do ano”.
Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter