Professores da Conectando Saberes recebem honraria do Ministério da Educação

Amaral Barbosa, Cláudia Sosinho e Marinaldo Sarmento recebem a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo


CompartilheShare

Nesta quarta-feira (12), Amaral Barbosa, Cláudia Sosinho e Marinaldo Sarmento, três professores da rede Conectando Saberes, recebem a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria, que existe desde 1955, é dedicada a personalidades que contribuíram de forma excepcional para o desenvolvimento da educação no Brasil.

O professor Amaral é coordenador do núcleo de Quixeramobim (CE) e diretor na escola de ensino fundamental Miguel Antônio de Lemos, reconhecida por se destacar com ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando acima da média nacional.

Amaral Barbosa na sala “Diálogos que Constroem”, no encontro “Redes que Conectam”

Cláudia Sosinho é coordenadora do núcleo do Rio de Janeiro (RJ) com mais outros cinco colegas e também é professora de Física no Colégio Estadual Chico Anysio, localizado na Zona Norte da cidade e um modelo para as escolas cariocas. Em 2013, um projeto experimental foi implantado na escola a fim de combater problemas como desinteresse dos alunos, falta de diálogo entre os atores da comunidade escolar e a evasão escolar. Implementou-se a educação da educação integral no Ensino Médio e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos.

Cláudia Sosinho (à esquerda) com outros professores da Conectando Saberes

Por sua vez, o professor Marinaldo é coordenador do núcleo de Barcarena (PA) e é um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2018. O projeto que lhe concedeu o prêmio consiste em uma sequência de trabalho sobre a produção textual de fábulas planejado para seus alunos de 4 a 11 anos de sua turma multisseriada. Marinaldo dá aula na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jupariquara, uma escola ribeirinha a duas horas de barco da cidade de Barcarena ㅡ trajeto feito diariamente pelo professor.

Marinaldo Sarmento na cerimônia do Prêmio Educador Nota 10 (Foto: Mariana Pekin/Nova Escola)

 


Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter