Conheça a rede e seus núcleos pelo Brasil

Espírito Santo > Marataízes

Conheça mais o núcleo de Marataízes

Ativo desde 2016


CompartilheShare

Marlúcia da Silva é uma das coordenadoras do núcleo de Marataízes (ES), junto com Elaine Alves e Fábio Moreira. A professora teve seu primeiro contato com a Conectando Saberes em junho de 2016, quando os três foram convidados para o encontro da rede em São Paulo. Eles voltaram de São Paulo com a vontade de montar esse núcleo e, assim que chegaram em sua cidade, buscaram professores que aplicavam práticas inovadoras em sala de aula e outros que desejavam aprender mais sobre isso.

O núcleo, fundado em agosto de 2016, é bastante participativo e conta com mais de 20 educadores. As reuniões são mensais e acontecem em diferentes dias da semana para conseguir contemplar o maior número de pessoas. No grupo, convivem professores mais antigos que não perdem o ânimo e professores novos bastante empolgados, compartilhando experiências, informações e conhecimento. Um exemplo é o grupo de estudos que o núcleo formou sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Professores em Marataízes conhecendo práticas pegadagógicas dos colegas em encontro da rede

Além do debate e do estudo de temas relacionados à educação, o grupo funciona também como um lugar em que o professor pode encontrar apoio. “Nosso objetivo é continuar tendo esse momento para conversar sobre educação, porque não temos isso na escola. É uma correria e você não para. Na Conectando Saberes, nós paramos, discutimos nossos projetos e focamos no que cada um do núcleo pode fazer para mudar a realidade de sua escola”, explica Marlúcia.

O núcleo pretende atrair cada vez mais pessoas, tirando os excelentes professores do isolamento da sala de aula e acolhendo aqueles que estão desanimados e precisam de inspiração. “Nossos alunos são muito carentes, então eles não têm muita perspectiva, mas quando você faz uma boa atividade, é fantástico! Quando você dá uma boa aula para 30 alunos, você está mudando a realidade de 30 diferentes famílias”.


Professor, professora, você está em Marataízes e quer construir uma educação pública de qualidade com outros professores espalhados pelo Brasil?

Junte-se à rede Conectando Saberes!

Clique em Conectar-se à Rede e deixe seu e-mail para saber mais.


Educador responsável

Marlúcia Brandão

Graduada em Letras e em Pedagogia, Marlúcia também se especializou em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional, Gestão Escolar Integradora e em Ciência da Educação com especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Atua na docência desde maio de 1988. Em 2016 foi eleita Diretora da EMEIEF “Boa Vista do Sul” e é uma das coordenadoras da rede CS na cidade de Marataízes/ES.


Notícias sobre o núcleo

Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter