Sobre
nós

Nossa História

A Conectando Saberes surgiu no ano de 2014, logo após a realização da pesquisa “Conselho de Classe – A visão dos professores sobre a educação no Brasil”. Nessa pesquisa, a Fundação Lemann tinha o objetivo de dar voz aos professores do país, identificando os principais temas que, para eles, deveriam ser enfrentados pelos atores do sistema educacional brasileiro. Mais de 1000 docentes brasileiros foram ouvidos, sendo um dos principais achados da pesquisa a percepção de que a opinião dos professores não é ouvida pelos tomadores de decisão durante a formulação e implementação de políticas públicas educacionais.

A partir desse diagnóstico, nasce a ideia de criar um programa que conecte professores de diferentes realidades no país com o objetivo de fomentar espaços de trocas de experiências e boas práticas na educação. Através desses espaços de fortalecimento de educadores, esse programa acabaria por impulsionar o protagonismo desses atores no debate educacional não apenas no campo das políticas públicas, mas também no debate público sobre qual o papel que professores e professoras devem ter na construção do país.

Em 2015, um grupo de 30 professores se reuniu em São Paulo para juntos pensarem como seria esse programa que reuniria educadores de todo o país. O encontro ficou conhecido como “a reunião de 30 para milhares”, em que esse grupo de professores colocaram no papel qual seria a missão, o propósito e os princípios desse novo programa.

Desde então, a Conectando Saberes cresceu com o objetivo de alcançar cada vez mais professores que desejam impactar positivamente nas suas localidades. Para isso, a rede promove encontros virtuais e presenciais entre os seus membros, estimulando a troca de conhecimentos e práticas exitosas dentro e fora da sala de aula. Ao longo dos últimos anos, já alcançamos quase 100 cidades com núcleos e promovemos diversos projetos de estímulo à troca de experiências entre educadores, tais como o Conectando Boas Práticas e o Vozes Docentes.

Como próximos passos, a Conectando Saberes busca se consolidar, cada vez mais, como uma iniciativa referência na construção de comunidades de práticas de educadores. A Conectando acredita que os desafios educacionais do Brasil não são intransponíveis e que não existe um cenário de terra arrasada na área. As boas práticas identificadas nas ações do programa, assim como o desejo de educadores de participarem ativamente na construção das soluções identificadas nas suas pesquisas, demonstram a potência de educadores atuando em rede. Através da Conectando, esse tipo de experiência pode ser multiplicada e ganhar corpo em múltiplas localidades de todas as regiões do país.

2- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

3- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

4- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

5- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

6- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

7- Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Como atuamos

Qual a nossa missão?

Construir espaços coletivos presenciais e virtuais que aproximem profissionais de educação comprometidos em promover uma educação pública de qualidade e excelência, visando à transformação social. Queremos fortalecer a profissão e construir em conjunto soluções para os desafios da escola pública.

Qual a nossa visão de transformação?

A Conectando acredita que a solução está mais perto do que se imagina: está na sala de aula, dentro de cada experiência inovadora que professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares colocam em prática diariamente nas escolas brasileiras. Acreditamos que ninguém melhor que esses atores para liderarem as mudanças que precisamos na educação do país nos próximos anos, por isso a Conectando Saberes trabalha para fomentar espaços de protagonismo e liderança dos membros da sua rede. Além disso, a Conectando também confia na busca de soluções compartilhadas em rede para os desafios complexos vividos por profissionais da educação no país. O avanço em temas como formação inicial e continuada de professores, melhorias na carreira docente e aperfeiçoamento da gestão escolar passa pela mobilização e engajamento de um amplo leque de atores, por isso a importância de uma rede comprometida com a busca de soluções para os desafios impostos por essas e outras temáticas. Por fim, mas não menos importante, a Rede Conectando Saberes é fortemente influenciada por um sentimento comum entre os seus membros: o de que para transformar a realidade, precisamos olhar para as possibilidades de soluções, e não apenas para os problemas. Esse mantra não quer dizer que a rede se ausente de debater os desafios e as suas raízes (muito pelo contrário, a rede acredita que o diagnóstico do problema é o primeiro passo para a construção da solução), mas sim que o foco do debate seja propositivo e sempre em busca de estratégias de mitigação e solução dos problemas identificados.

No que acreditamos?

A Conectando Saberes quer uma educação pública, de qualidade e que tenha o aprendizado comprometido com a missão de transformar vidas. Sendo assim, estabelecemos o compromisso de construir uma formação para o exercício da cidadania plena e a transformação social, onde o(a) professor(a) é o intelectual transformador para construir esse novo paradigma. Portanto, nossos princípios da Rede foram criados pelos educadores da Rede.

Acreditamos que

A construção de uma educação pública de excelência envolve a participação de todos os sujeitos sociais na perspectiva de uma sociedade educadora. A educação deve ter o compromisso de construir uma formação para o exercício da cidadania plena e a transformação social. O/A professor(a) como intelectual transformador(a) em condições de construir um novo paradigma educacional. Uma educação orientada pela equidade e pelo respeito à diversidade. O nosso trabalho faz a diferença na educação brasileira. Foco na solução, e não no problema. Altas expectativas para todos(as).

Impacto

61 0
respostas de professores na pesquisa Vozes Docentes em 2021.
61 0
inscritos no evento Vozes Docentes em 2021. 
1 MIL
projetos no Conectando Boas Práticas em 2019. 
35
práticas escolhidas para o e-book do Conectando Boas Práticas em 2019.