Conectar a família e a escola é algo muito importante e traz diversos benefícios tanto para a instituição quanto para os estudantes. Auxilia na melhoria do aproveitamento escolar, do comportamento dos alunos, mas não é uma tarefa tão fácil de executar.
Mas então, quais são as alternativas para criarmos espaços que estimulem essa colaboração ativa da família na escola? Como esse envolvimento familiar pode acontecer na prática? Para responder a essas perguntas e de outras temáticas, a Conectando Saberes começou em março a realização do primeiro Qualifica CS, com profissionais de educação dos núcleos e membros espalhados pelo Brasil.
Junto com o convidado, Caio Dib, designer de serviço em educação, consultor, co-autor de livros em educação e inovação, tendo como último lançamento a obra “Como educar famílias para futuros”, os membros da rede CS puderam discutir sobre o que tem acontecido nas suas escolas e aprender com a experiência do convidado.
Caio apresentou dicas com ações que podem ser implementadas de forma mais fácil e as que demandam maior tempo e esforço. Além de apresentar exemplos de escolas brasileiras que são destaques no assunto da participação familiar.
A ideia é que todos os meses os membros da Conectando Saberes possam participar de formações mensais sobre diversos assuntos. A próxima acontecerá em maio e promete ainda mais debates, espaços de fala, especialistas e experiências práticas para compartilhamento entre as redes.