Conheça os vencedores do Conectando Boas Práticas

Saiba mais sobre os projetos que foram premiados

 

Você já pensou em ter seu projeto escolar reconhecido e premiado?
É o que acontece no Conectando Boas Práticas!

A nossa ideia é disseminar boas práticas de professores, coordenadores e diretores escolares e conhecer os projetos pedagógicos de escolas do Brasil inteiro, além de premiar os mais inovadores.

Neste ano, o Conectando Boas Práticas teve vencedores que pensaram projetos nas mais diversas temáticas. Participação familiar, saúde mental, ensino híbrido, organização curricular e recuperação de aprendizagem são alguns exemplos.

Ficamos muito felizes com todos os projetos recebidos e elencamos os dez melhores de cada categoria. Vale lembrar que a ordem dos premiados não é por pontos ou ranqueamento, mas sim, por ordem alfabética. Conheça melhor os dois primeiros lugares de cada categoria:

CATEGORIA PROFESSOR(A)

  • Vencedor: Alexandre Lunardi Testa (Tapejara, RS)
    Projeto: Chatbot Socioemocional
    O projeto foi desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino Médio, no período da pandemia, por causa do aumento do número de suicídios no município de Tapejara (RS).
    Diante da necessidade de falar sobre saúde mental com os estudantes e a comunidade, os alunos e o professor Alexandre criaram o Alan (em homenagem a Alan Turing, pioneiro da computação), um chatbot para explicar um pouco mais sobre transtornos e doenças mentais, como também indicar a busca por ajuda. Para montar as respostas do robô, a equipe teve ajuda do setor de psicologia da escola. O principal interesse do robô é elucidar a discussão sobre saúde mental e ajudar a comunidade municipal.
  • Vencedor: José Simões de Andrade (Santos, SP)
    Projeto: Na minha casa tem ciência
    As ações do projeto aconteceram durante a pandemia e contavam com um roteiro de estudos para que os alunos pudessem constatar que a ciência estava por toda a parte. Como funciona um aparelho de micro-ondas? O que aconteceu com o fio de cabelo quando este é descolorido? Como o fruto amadurece? E outras foram algumas das perguntas realizadas.  Ao selecionar um assunto, os alunos deveriam pesquisar sobre ele para entender como a ciência explica aquele fenômeno.

CATEGORIA COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICOS(AS)

  • Vencedora: Lea Cristina Borges dos Santos (Novo Hamburgo, RS)
    Projeto: Aulas públicas virtuais
    Para que todos pudessem estar incluídos no processo de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento durante a pandemia, professores da Educação Infantil e Fundamental e alunos escolheram temas e produziram aulas ao vivo transmitidas pelo Facebook e Youtube.
  • Vencedor: Murilo Otávio Cassimiro (Caruaru, PE)
    Projeto: Resumos Semanais
    Para alcançar os estudantes que não conseguiam participar das aulas online, Murilo criou o projeto “Resumos semanais”, na escola ETI Prefeito João Lyra, em Caruaru (PE). Foi montado um layout simples, com orientações para cada disciplina e ao final, toda sexta-feira os professores compartilhavam o conteúdo e as orientações para que os estudantes, com os livros didáticos, pudessem acompanhar o que foi trabalhado ao longo da semana, pelos grupos do WhatsApp. Os conteúdos dos resumos eram os mesmos que os estudantes estavam aprendendo nas aulas remotas, dessa forma, era possível dar continuidade à disciplina.

CATEGORIA DIRETORES(AS) ESCOLARES

  • Vencedor: Felipe Junior Mauricio Pomuchenq  (Marilândia, ES)
    Projeto: Fortalecimento da participação das Famílias na Gestão Escolar: Estratégia de ampliação do sentimento de pertença pela educação.
    O projeto buscou ampliar e fortalecer a participação das famílias na administração da Escola Família Agrícola de Marilândia. Com a presença das famílias, a escola tem aprimorado seu ambiente de ensino, criando as condições para que a educação de qualidade seja alcançada. Algumas das atividades realizadas foram: visitas às famílias, encontros de formação, formação dos estudantes sobre a organização, sentimento de pertença e zelo pela escola e pela educação, com a presença das famílias e participação das famílias no comitê de acompanhamento das atividades durante a pandemia da covid-19.
  • Vencedora: Jussara Dias Bueno (São Leopoldo, RS)
    Projeto: Tudo o que temos é isso uns aos outros.
    As ações realizadas foram divididas em Ações Solidárias, Informativas e de Intervenção. Nas Solidárias foram realizadas campanhas de arrecadação de roupas, produtos de limpeza e higiene e alimentos; carreata pela comunidade; embelezamento da escoa; entrega de mimos. Já nas Ações Informativas foram criados informativos para as redes sociais, feira virtual de ciências, lives mensais e leitura em casa semanal. Por fim, nas Ações de Intervenção foi reformado um terreno para área de lazer, houve mutirões de limpeza, encontros com legislativo e executivo, visitas domiciliares, auxílio no uso de tecnologia com crianças da Ocupação Steigleder, entre outros.

Quer saber mais sobre o Conectando Boas Práticas?

Queremos agradecer a todos os inscritos e inscritas e a todos e todas que nos ajudaram a divulgar e a chegarmos em mais redes com Conectando Boas Práticas.

Continuem mudando a educação com a gente! E para quem não foi selecionado: continue impactando a sua comunidade escolar que ano que vem te esperamos no próximo CBP.

Conectando Saberes

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a