Professora Cleciane Santos discursa no “Educação Já”

Cleciane Santos Alves, de Sergipe, usou o espaço para falar sobre a importância do coletivo quando pensamos em educação

 

  “Um sonho pensado no coletivo, torna-se realidade porque educação se faz na partilha”. Essa é uma de tantas frases ditas pela professora Cleciane Santos Alves no encontro anual Educação Já, promovido pelo Todos pela Educação. Membra da rede Conectando Saberes desde 2018, a professora leciona Língua Portuguesa na escola Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, no município de Lagarto (SE) defende a educação com unhas e dentes.

A professora Cleciane se apresentou no “Painel 2: Educação Já – uma agenda sistêmica para a Educação Básica brasileira”. “Participar deste encontro foi extremamente importante para mim, mas no sentido mais amplo para a docência. Pela primeira vez, os professores tiveram representantes que foram convidados a participar de um diálogo, de um momento de discussão onde o que estava em pauta eram políticas públicas para a educação”, conta ela.

Para a educadora, buscar o diálogo e a participação de professores no processo de geração de melhora de qualidade na educação é essencial. “Penso inclusive que não se pode pensar e projetar a política pública sem a presença do professor, sem essa escuta do professor, sem essa fala do professor. Chega de pensar na educação básica do lugar somente do  especialista. Educação ela se dá no coletivo e não pode ser feita na individualidade”

No espaço disponível a ela, Cleciane contou as experiências que teve nas rodas de conversas promovidas pela Conectando Saberes desde 2021 e a troca de saberes e conhecimentos com educadores de outras partes do Brasil. E foi graças a essa rede que ela foi convidada para participar do evento. “Por meio da Conectando Saberes eu fui convidada para as rodas de conversa e logo fui convidada para representar a minha categoria naquele momento. A Rede Conectando Saberes é uma é uma das grandes iniciativas que existe nesse país, na busca e na construção da educação pública de qualidade que fortalece a figura do professor e que luta e que batalha para que mais professores estejam conectados”. E ainda acrescenta: “A rede Conectando Saberes nos inspira a permanecer na docência como projeto de vida, com propósito, a gente assume a docência como projeto de vida. Isso é extraordinário”.

O Educação Já reuniu mais de 350 pessoas entre lideranças, educadores e especialistas para debater os atuais desafios e os caminhos para o avanço da Educação Básica brasileira.

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a