Dúvidas frequentes

O que é Conectando Boas Práticas?

O Conectado Boas Práticas é uma iniciativa da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann e secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática e valorizar o trabalho do educador. 

INSCRIÇÃO

Quem pode se inscrever? 

Podem se inscrever professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede pública e privada que tenham projetos de impacto positivo em suas escolas. 

No Conectando Boas Práticas, podem ser inscritos três tipos de projeto:

  • Projetos pedagógicos realizados por professores e educadores em geral;
  • Projetos de formação continuada realizados por coordenadores pedagógicos;
  • Projetos políticos-pedagógicos e de planejamento escolar realizados por diretores escolares.

Professores em cargos temporários ou que não estão mais atuando podem participar?

Podem, desde que descrevam o contexto do projeto, bem como onde e quando ele foi aplicado, na hora de enviá-lo.

Qual prazo de inscrição?

O período de inscrições começa no dia 5 de agosto e vai até o dia 9 de setembro. 

Após esse período, os projetos serão avaliados pelo núcleo da Conectando Saberes mais próximo do educador e selecionados para um seminário local de boas práticas. 

Meu projeto precisa ser inédito?

Seu projeto precisa ser autoral ou coautoral ─ isto é, realizado por você ou em conjunto com outro(a) educador(a) ─ mas não precisam ser inéditos. Isso quer dizer que seu projeto pode ter sido o mesmo utilizado em outras premiações, desde que ele não tenha sido vencedor.

A plataforma diz que meu e-mail foi utilizado e/ou meu CPF está inválido, o que devo fazer?

Caso isso aconteça em sua inscrição, entre em contato conosco clicando aqui.

Utilizei um e-mail que não tenho mais acesso. Como posso alterá-lo?

É importante se inscrever com um e-mail ao qual você tenha acesso. Caso tenha usado um endereço ao qual não tem mais acesso, entre em contato conosco clicando aqui.

Devo colocar anexos, documentos e fotos no meu projeto?

O envio de documentos e fotos é opcional, mas é uma excelente oportunidade para você detalhar melhor seu projeto e auxiliar o(a) avaliador(a) a entendê-lo melhor. 

Saiba como inscrever seu projeto em cinco passos clicando aqui!

AVALIAÇÃO

Como será realizada a avaliação?

Seu projeto será encaminhado ao núcleo Conectando Saberes mais próximo ao município em que você está e será avaliado por representantes da rede nessa localidade.

Os avaliadores se pautarão em critérios de alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), replicabilidade dos projetos em outras escolas, metodologias que pensem no protagonismo da comunidade escolar e impacto positivo na aprendizagem, como consta no regulamento do Conectando Boas Práticas.

Como serão anunciados os selecionados?

A lista de educadores selecionados será divulgada no site da Conectando Saberes. Além disso, a pessoa também receberá um e-mail informando sobre a seleção. 

Haverá premiação ou cobertura de despesas em deslocamento?

O projeto não prevê premiações ou repasse de qualquer recurso financeiro. Entretanto, muitas secretarias de educação estão apoiando o Conectando Boas Práticas e podem disponibilizar recursos para isso, então vale consultar a secretaria participante mais próxima. 

Clique aqui para ver as secretarias de educação que apoiam o projeto. 

BANCO DE BOAS PRÁTICAS

Como vai funcionar o banco de projetos Conectando Boas Práticas?

Todos os projetos selecionados serão reunidos em um banco de boas práticas dentro deste  mesmo site. Esse banco poderá ser acessado por educadores de todo o Brasil, que poderão reunir as práticas que gostar em um e-book e baixá-lo. Assim, os projetos selecionados podem se tornar uma referência e serem replicados em outras escolas. 

O e-book vai ter ISBN?

A princípio, não. O e-book se trata de um compilado de práticas que o usuário vai montar de acordo com o que ele acha de interessante no site, e aí a própria plataforma vai transformar essas práticas em um documento PDF, como um e-book.


Tenho uma dúvida que não aparece aqui. O que faço?

Fale com a gente através do Fale Conosco. Em breve, responderemos sua dúvida. Clique aqui para deixar sua mensagem.