Regulamento

Quer participar do Conectando Boas Práticas? Oba, estamos super empolgados! Antes, é preciso ler o regulamento para entender como vai funcionar o projeto, desde o momento da inscrição até a avaliação da sua prática e a realização dos seminários regionais. Vamos lá?

Tem dúvidas de como montar sua prática? Clique aqui e veja como estruturá-la em 5 passos!


Chamada de Projetos – Conectando Boas Práticas 
Compartilhe boas práticas e inspire educadores de todo Brasil

Índice da Chamada de Projetos:

  1. Conectando Boas Práticas
    1. A iniciativa
    2. Motivação
  2. Quem Faz
    1. Organizadora
    2. Apoio e Realização
  3. Quem Participa
  4. Como Funciona
  5. Outras Informações
  6. Conectando Boas Práticas

1.Conectando Boas Práticas

  1. A iniciativa 

Conectando Boas Práticas é uma iniciativa para conectar, fomentar e disseminar projetos de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares em seus municípios e em todo Brasil. A ideia é reconhecer e valorizar os profissionais da educação, assim como colaborar para que suas práticas pedagógicas cheguem mais longe e façam cada vez mais diferença na aprendizagem dos alunos.

O projeto Conectando Boas Práticas é realizado pela Conectando Saberes e conta com o apoio da Fundação Lemann e de dezenas de Secretarias de Educação. A primeira etapa da iniciativa é a chamada de projetos.

Conectando Boas Práticas também é uma forma de valorizar, reconhecer e apoiar profissionais que estão fazendo a diferença no Brasil, entendendo a importância do papel desses educadores em suas práticas pedagógicas diárias. 

Esta chamada valoriza:

  • Projetos de sala de aula criados e executados por professores* que tenham a capacidade de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, utilizem metodologias ativas, tenham impacto e sejam adaptáveis a diversas realidades. 
  • Projetos de  Formação Continuada por coordenadores pedagógicos* que tenham uso de metodologias ativas, foco no conteúdo, em seu impacto e avaliação. 
  • Projetos Políticos Pedagógicos por diretores escolares* que tenham inovação em gestão escolar e seus elementos essenciais construídos ou reformulados com qualidade. 
  • Práticas que sejam adaptáveis a outras realidades e tenham impacto no processo de aprendizagem, em sala de aula ou na escola. 

Os projetos selecionados irão compor o e-book Conectando Boas Práticas, que será divulgado em todo Brasil. Além disso, terá sua prática em evento e banco de boas práticas para que outros profissionais consultem, usem e repliquem o conhecimento em suas escolas. 

*Acreditamos que com a diversidade de termos para cargos existentes no Brasil, serão aceitas inscrições de outros cargos que desempenhem as funções mencionadas acima. No entanto, para isto, será necessário a responsabilização do autor e/ou coautor. Estando sujeito a comprovação do projeto.  

2.  Motivação 

A fim de apoiar práticas que ajudem a promover a aprendizagem dos alunos e a valorização de educadores em seus territórios, a Conectando Saberes poderá, através dessa chamada de projetos, conhecer e reconhecer ainda mais educadores que estão buscando uma educação de qualidade e elaborando projetos que fazem a diferença em suas escolas. 

Dessa forma, a motivação para realizar essa chamada está relacionada aos princípios da rede Conectando Saberes em ter uma educação orientada pela equidade e pelo respeito à diversidade, em ter altas expectativas em seus alunos, ser potencializada pela troca de boas práticas entre educadores e ter foco na solução e não no problema.

2. Quem faz

  1. Organizadora: 

A Rede Conectando Saberes:

De professor para professor: esse é o espírito da rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começando com 30 professores e gestores de escolas públicas que transformam a educação dentro de suas salas de aula e chegando a uma rede com mais de 600 membros, representados em mais de 60 núcleos e municípios nas 27 unidades federativas do Brasil. Isso mostra que é possível atrair mais educadores inspiradores e potencializar a força transformadora da profissão docente, intensificada quando constroem ações para a educação brasileira. Saiba mais em: www.conectandosaberes.org 

2. Apoio e Realização: 

Fundação Lemann: 

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. A Fundação Lemann realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoia centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. 

A Fundação Lemann é apoiadora da rede Conectando Saberes e colabora com a realização da iniciativa Conectando Boas Práticas. Saiba mais em: www.fundacaolemann.org.br

Secretarias de Educação 

As Secretarias de Educação dos municípios e estados em que a rede Conectando Saberes está presente ou atua poderão apoiar o projeto Conectando Boas Práticas de forma própria, associando recursos ou apenas apoiando em seus processos de divulgação, avaliação e disseminação de resultados, além de motivar seus educadores para inscrição de seus projetos. Para isso, é necessário consultar a Secretaria local para verificar suas formas de apoio ao projeto. Para mais informações, as Secretarias que apoiam o projeto poderão ser vistas na aba “ Sobre Conectando Boas Práticas”.

3. Quem Participa

Requisitos:

Poderão participar pessoas físicas, com mais de 18 anos e que preencham os seguintes requisitos:

1. Ser Professor da Educação Básica da rede pública ou privada e atuar em funções de professor, coordenador pedagógico e/ou diretor escolar;

2. Ter ensino superior completo;

3. Não ser colaborador ou viabilizador de instituições incluídas na iniciativa, ou seus cônjuges, companheiros e parentes colaterais ou afins até terceiro grau, sendo elas: Conectando Saberes, Fundação Lemann e  eventuais técnicos de Secretarias de Educação que participam da iniciativa.

Compromissos:

1. Se identificar como autor ou coautor do projeto escrito e assinalar uma ou mais categorias que caracteriza sua atuação no projeto de educação básica (professores, coordenadores pedagógicos ou diretores escolares). 

2. Preencher todos os dados cadastrais e de projeto informados em “Inscreva seu projeto”;

3. Ter responsabilidade pelo projeto inscrito;

4. Ser responsável pela não realização de múltipla inscrição de mesmo projeto, quando realizado em coparticipação;

5. Inscrever projetos com resultados finalizados e não premiados anteriormente.

Termos de uso:

Ao fazer sua inscrição, o participante estará:

1. Concordando com o compartilhamento de seu projeto em banco de projetos da Conectando Saberes, sem limitação temporal e sem quaisquer restrições;

2. Autorizando o uso de sua imagem lato sensu, incluindo, sem limitação, seu nome, voz e demais aspectos da imagem, bem como de conteúdo do projeto a ser disponibilizado em banco da Conectando Saberes, inclusive em materiais de divulgação e comunicação, sem qualquer limitação temporal e sem quaisquer restrições;

3. Assumindo o compromisso de ter projeto ou participação em evento realizado pelo Núcleo Conectando Saberes escolhido durante inscrição.

Outras informações:

1. Educadores poderão se inscrever para mais de uma categoria, se tiverem projetos realizados e atuação em outras categorias;

2. Poderão ser anexados documentos, fotos e vídeos nas inscrições em caráter opcional. Os participantes deverão ter responsabilidade pelos documentos, fotos e vídeos anexados ao optar por incluírem em suas inscrições;   

3.  Educadores devem informar dados atualizados para eventuais contatos.

4. A inscrição dos projetos é gratuita.

5. O projeto deverá ser entregue na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementações posteriores ao prazo final da inscrição.

4. Como Funciona

Após o preenchimento de todas as informações necessárias, em cadastro da(o) candidata(o) e cadastro do projeto, as seguintes etapas serão realizadas:

1.  Inscrição do projeto: 

Submissão do projeto* exclusivamente pelo site da Conectando Saberes (conectandosaberes.org) de 05/08 a 09/09 do ano de 2019. Projetos encaminhados por outras vias não serão considerados. Os organizadores se reservam no direito de prorrogarem a data final

 *Projeto de acordo com a categoria escolhida, a cada categoria inscrita, o candidato deverá descrever novo projeto.  

2. Confirmação de Recebimento dos  Projetos: 

Após o cadastro, o candidata(o) receberá uma confirmação de sua inscrição por e-mail. 

3. Avaliação dos Projetos: 

Serão realizadas avaliações do dia 16/09 ao dia 14/10. As avaliações serão conduzidas por membros da Conectando Saberes de Núcleos próximos ao projeto inscrito. Os avaliadores não terão acesso aos dados pessoais dos usuários cadastrados e elegerão, após avaliação, os melhores projetos por município ou região em que a rede Conectando Saberes está presente ou atua. 

4. Divulgação dos Resultados: 

Os projetos selecionados para compor o banco de práticas da Conectando Saberes serão divulgados no site Conectando Saberes a partir da data 19/10/2019 e os selecionados para ‘apresentação dos melhores projetos serão informados por e-mail em mesma data.

5. Seminários Conectando Boas Práticas: 

Cada núcleo Conectando Saberes, presente ou atuante no município ou região  em que o autor ou co-autor informou proximidade, fará convite aos autores e co-autores dos  melhores projetos para apresentação em evento local com data a ser definida e informada através de contato entre Núcleo Conectando Saberes e o autor e/ou co-autor. A Conectando Saberes, Fundação Lemann e Secretaria parceira oferecerão um certificado de participação aos ouvintes e um certificado especial aos selecionados para apresentação. 

O evento tem como fim ser um momento exclusivamente pedagógico e os núcleos da Conectando Saberes não se responsabilizam pelas despesas e deslocamentos dos selecionados. 

6. Banco de Práticas: 

Após avaliação e seleção, as práticas serão inseridas em um banco de práticas Conectando Boas Práticas, no qual ficarão armazenados projetos para as três categorias de cada município ou região onde estão ou atuam os núcleos, e com livre acesso para todos os educadores. 

Outras informações sobre as etapas:

  1. Em qualquer momento, poderão ser pedidas entrevistas ou solicitação de recurso (materiais que comprovem o projeto) aos candidatos.
  2. Todos os anúncios serão realizados através do site Conectando Saberes (conectandosaberes.org) e, aos selecionados, por e-mail. 
  3. Os eventos de apresentação de melhores projetos serão informados pelo site e por e-mail. Por isso, no momento da inscrição, os autores ou co-autores deverão  informar um contato atualizado para o convite.

Cronograma

  • Inscrições dos Projetos: 05/08 – 09/09 
  • Avaliação dos Projetos: 16/09 – 14/10 
  • Divulgação dos Resultados: a partir de 19/10
  • Seminários Conectando Boas Prática: a partir de 21/10*
  • Banco de Práticas: a partir de 15/11

*A ser informado pelo núcleo responsável pela avaliação através de e-mail ou contato telefônico com o autor ou co-autor do projeto.

5. Outras Informações:

  1. Confidencialidade 

A Conectando Saberes e seus parceiros viabilizadores se comprometem a fazer uso das informações individuais fornecidas no processo seletivo única e exclusivamente para critério de seleção no projeto Conectando Boas Práticas, não utilizando ou distribuindo tais informações para outros fins. O candidato poderá escolher pelo recebimento de informações sobre a Rede Conectando Saberes e seus parceiros durante a inscrição.

2. Canal para Dúvidas e Informações

Em caso de dúvidas sobre o projeto, acesse o “Dúvidas Frequentes” no site da Conectando Saberes (conectandosaberes.org) ou através de “Fale Conosco” no site da Conectando Saberes. 

3. Eventuais despesas

As Secretarias de Educação poderão ser apoiadoras do projeto e evento, podendo se posicionando de forma autônoma a custear despesas dos educadores do município ou estado. No entanto, a Conectando Saberes e a Fundação Lemann não se responsabilizarão por despesas que envolvem a participação dos autores e coautores. Para saber mais, recomendamos o contato com as Secretarias de Educação mencionadas em “Sobre Conectando Boas Práticas“.  

4.  Avaliadores 

As avaliações serão realizadas pelos responsáveis pelo núcleo Conectando Saberes mais próximo e escolhido no momento da inscrição e com apoio de técnicos das Secretarias de Educação locais eventualmente. Os avaliadores serão responsáveis por atribuir notas com base em critérios para cada categoria. As decisões dos avaliadores são soberanas.  

5. Critérios 

Os critérios estabelecidos para cada modalidade envolvem:

  • Projetos Pedagógicos: replicabilidade, uso das competências da Base Nacional Comum Curricular, metodologias ativas, criatividade, impacto e avaliação da aprendizagem. 
  • Projetos de Formação Continuada: replicabilidade, desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular, métodos ativos de aprendizagem, participação e coerência. 
  • Projetos de Planejamento Escolar ou Projetos Políticos-Pedagógicos: replicabilidade, análise do conteúdo do documento (Alinhamento a Base Nacional Comum Curricular, Formação Continuada, outros) e do processo para elaboração do mesmo (Participação, Dados, Diagnósticos, Outros).

6. Concordância com os termos do edital

O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos desta chamada, e a inobservância das normas estabelecidas implica o indeferimento da inscrição do projeto.

7. Alterações e cancelamento da chamada

A Conectando Saberes reserva-se o direito de alterar ou cancelar esta chamada a qualquer tempo.