MEC e CAED monitoram a implementação da BNCC

Informe-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio.

Como anda a implementação da BNCC na sua rede? Pesquisa mostra os resultados

Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou uma pesquisa em todo país para e monitorar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes de ensino. Essa avaliação será fundamental para determinar os próximos passos da política.
O estudo, iniciado em novembro de 2020, contou com entrevistas e questionários aplicados a profissionais de secretarias de educação e regionais de ensino, além de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Também foram ouvidos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as unidades federativas e do Distrito Federal.

Para a análise, a BNCC foi separada em dois macroprocessos, sendo o primeiro relacionado ao alinhamento dos currículos municipais e estaduais ao documento, e o segundo engloba a formação de professores, recursos educacionais, avaliações educacionais internas e externas e a gestão dos currículos em sala de aula.
O objetivo da pesquisa é avaliar como as redes estaduais e municipais estão promovendo a implementação da BNCC. A partir daí, será possível traduzir para dados e evidências todo esse processo, além de apoiar a futura etapa de revisão da política, para então ser possível traduzir os dados e produzir evidências desse processo.

“Na medida em que se produzem evidências, a pesquisa permite que, por meio da plataforma, o MEC, mas sobretudo as próprias redes, acompanhem o grau de desenvolvimento do seu trabalho e possam, também, se beneficiar das boas práticas de outras redes, que sirvam de referência.”, comenta Marcelo Burgos, professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e coordenador da pesquisa.

Os resultados da pesquisa estão documentados em uma plataforma própria desenvolvida pelo CAEd, possibilitando que os gestores educacionais monitorem as ações com mais proximidade e agilidade. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a