Somos uma rede de professores que pensa como tornar realidade uma educação pública transformadora, de excelência, diariamente para todos e todas
A Conectando Saberes é uma rede nacional de professor para professor. Apoiada pela Fundação Lemann, o grupo já conta com mais de 600 educadores espalhados pelo Brasil comprometidos com uma educação pública de qualidade. Continue lendo para conhecer mais sobre a gente!
A Conectando Saberes interliga professores(as) de todo o Brasil, estejam eles(as) atuando em sala de aula, na coordenação pedagógica, na diretoria da escola ou na Secretaria de Educação, com a finalidade de criar uma rede de apoio para professores e reduzir a solidão desse profissional. Juntos, esses educadores buscam fortalecer a profissão docente, compartilhando aprendizados, angústias, desafios e vitórias da construção de uma educação pública de qualidade.
Em todos os núcleos, os educadores da Conectando Saberes se engajam diariamente para garantir mais qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos, aplicando práticas inovadoras em sala de aula, construindo iniciativas transformadoras e compartilhando projetos uns com os outros.
Seja em encontros regionais, nacionais ou virtuais, educadores do país inteiro constroem espaços coletivos para o diálogo, a troca e o fortalecimento da profissão através da Conectando Saberes e das oportunidades que ela oferece.
A rede conecta professores e gestores públicos, tornando possíveis transformações pensadas e estruturadas por ambas as partes. Ela também incentiva o reconhecimento de quem está fazendo diferença em sala de aula, inspirando professores para além da rede.
A Conectando Saberes começa em 2015, unindo professores que se destacavam em suas regiões ao transformar suas salas de aula. Juntos, e com o apoio da Fundação Lemann, eles pensaram no que poderia ser feito para ajudar mais professores pelo Brasil a não se sentirem sozinhos e a conhecerem práticas que pudessem fazer sentido para suas realidades. Foi assim, pensando em conectar educadores de diferentes realidades do país, que surge a Conectando Saberes: de professor para professor, com o desejo de garantir uma educação pública de qualidade para todos os alunos.
Começa a Conectando Saberes: 30 professores de escola pública, vindos de diferentes partes do Brasil, se reúnem para criar uma rede de professor para professor.
Expansão: 12 estados federativos do Brasil contam com núcleos da Conectando Saberes. Educadores trocam experiências em sala de aula entre si e debatem sobre os principais assuntos da educação pública brasileira.
Qualidade na educação: 150 professores levam seus desafios e suas experiências em sala de aula para tomadores de decisão da área de educação, mostrando a importância de continuar acreditando na educação pública e focar na solução de seus desafios.
Representatividade: A Conectando Saberes chega a 27 unidades federativas e continua sonhando em alcançar cada vez mais professores que acreditam em sua capacidade de transformar a educação brasileira.
Valorização: Com mais de 600 membros, a rede inicia um trabalho de motivar e engajar professores em todos seus 60 territórios por meio do projeto Conectando Boas Práticas: uma iniciativa para reunir práticas pedagógicas que provocaram mudanças positivas nas escolas por todo o Brasil.
Construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores(as) que se comprometam em fazer a educação pública de qualidade, visando à transformação social.
A Fundação Lemann, organização familiar sem fins lucrativos fundada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, trabalha para que todas as crianças brasileiras tenham uma educação pública de qualidade e para criar uma rede de pessoas talentosas que se dediquem a resolver os principais problemas sociais brasileiros. Para atingir este objetivo, a Fundação Lemann desenvolve programas que impactam milhões de alunos em escolas públicas de todo o Brasil e apoia instituições de excelência que trabalhem por um país mais justo e avançado. Uma dessas redes é a Conectando Saberes.
Para saber mais sobre as atividades Conectando Saberes, assine nossa newsletter