Voltar Cidadania e Educação

Criando ambientes acolhedores

09/06/2022
Confira com promover criatividade e segurança dentro do ambiente escolar

Você já reparou como em alguns grupos e espaços de aprendizagem você se sente confortável em compartilhar suas idéias e em outros você se segura? Da mesma forma, como em alguns espaços você rapidamente cria vínculos com outros participantes? E em outros grupos, esse processo é mais difícil?

Nós acreditamos que essas experiências tão distintas não acontecem por acaso.  É  possível criar - com intencionalidade - salas de aula acolhedoras, capazes de proporcionar aos seus estudantes o grau de estímulo e segurança na medida certa para que estes se sintam pertencentes e logo, tenham  vontade de se expressar inteiramente! 

Em nosso trabalho, gostamos de chamar esse processo intencional de Começo Poderoso. Ou seja, como professor-facilitador ou gestor de uma sala de aula, vale refletir quais elementos precisam estar presentes no início de um processo de grupo para gerar Acolhimento e Segurança Psicológica. Elencamos abaixo alguns desses elementos - sempre presentes nos trabalhos desenvolvidos pela Artéria Criatividade, empresa social parceira da Conectando Saberes, que tem uma metodologia de formação continuada para professores e gestores, focada em tornar a sala de aula - cada vez mais - um espaço de aprendizagem vibrante e relevante, com educadores operando em sua potência criativa.

Preparo Intencional do Espaço. Isso diz respeito ao ambiente (digital ou físico) que você cria para receber o seu grupo, pensando em como você quer que as pessoas se sintam, o que você quer que elas vejam e como você quer que elas interajam. Para nós é importante que os alunos e alunas sintam que o espaço foi pensado e bem preparado, e que os facilitadores ou professores estejam presentes e atentos para dar boas-vindas a quem chega ao espaço. 

(*Dica prática para aulas presenciais: Crachá Criativo: No início do ano letivo ou do semestre, proporcione aos alunos a oportunidade de chegarem num espaço com materiais de arte e peça que confeccionem um crachá com seu nome - customizando o crachá com os materiais disponíveis nas mesas. Você pode pedir que incluam no verso do crachá, algo que o aluno(a) ama fazer no tempo livre, algo que do qual se orgulha, ou um desafio superado. Se for possível, deixe que eles trabalhem por algum tempo, com música ao fundo. No final do processo os crachás podem servir para que os alunos se apresentem em grupos menores. Os crachás depois podem decorar uma parede da sala. Ao acolher os alunos dessa forma, você está oferecendo a oportunidade para colaborarem, tomarem um pequeno risco criativo, revelarem algo pessoal de forma segura, e convida a imaginação de cada um para o espaço da sala. Esses elementos são importantíssimos para fazer com que todos se sintam vistos, afirmados e pertencentes.)

(*Dica para aulas virtuais: - ao acolher os estudantes numa sala virtual, coloque uma música e peça que respondam a uma pergunta no chat. Por exemplo: Se a forma como você se sentisse fosse um instrumento musical, que instrumento seria, ou que paisagem você seria hoje? Leia e comente o chat, dando boas vindas às diversas formas como as pessoas chegam. A metáfora é uma forma poderosa de acessar a imaginação e pedir que as pessoas falem dos sentimentos de forma segura) 

Apresentações Inclusivas e Criativas. Como você pode garantir que todos os estudantes sejam ouvidos, logo no começo de um processo. Esse passo é importantíssimo para que se sintam investidos no processo de aprendizado. Nós costumamos convidar a imaginação das pessoas, pedindo que compartilhem como se sentem, usando metáforas, sons, movimento e muito mais. Isso pode ser feito em pequenos grupos ou no grupo inteiro. 

Aquecimento com Risco Criativo. Como podemos envolver todos do grupo, convidando-os a correr um pequeno risco criativo juntos, de forma que depois, se sintam à vontade para correr novos e maiores riscos criativos? Aqui a imaginação é chave - como a despertamos para começar a levar os grupos para fora de sua zona de conforto.

Objetivos. Uma vez que o grupo se sente mais conectado e à vontade, é importante compartilhar com clareza os benefícios de fazer parte desse processo de aprendizagem. Como podemos compartilhar objetivos que façam com que o grupo sinta que é importante estar aqui! 

Acordos. Após a partilha dos objetivos, é importante ter um pequeno processo coletivo de pensar como vamos ser e nos comportar como grupo. Que comportamentos são bem-vindos e quais não são? Como vamos lidar com conflitos etc? Na medida que o grupo co-cria seus combinados, começa a criar um espaço seguro para assumir desafios e riscos. 

Ao realizar essas etapas, com preparo e intencionalidade, o(a) professor(a) vai perceber que seu grupo estará muito mais engajado e investido na proposta de aprendizado da qual faz parte. É comum que muitos de nós pulemos essa etapa, devido à pressão de ter que chegar ao conteúdo! Mas tanto as pesquisas quanto nossa experiência, revelam que, ao garantir um bom começo, que crie um ambiente seguro e acolhedor, os participantes de um grupo estarão muito mais preparados e dispostos para dialogar com os conteúdos expostos  de forma mais participativa e comprometida. 

Um livro do pesquisador Timothy Clark revela que a segurança psicológica está fortemente conectada com nossas necessidades humanas. Ele relaciona a Segurança Psicológica com quatro dessas necessidades: 

  • Inclusão
  • Segurança para aprender 
  • Segurança para contribuir
  • Segurança para desafiar o status quo, 
  •  sem medo de se sentir embaraçado, marginalizado ou punido 

E assim, ao garantir que essas necessidades sejam supridas,  conforme Clark, nossos espaços de aprendizado explodem com confiança, engajamento e bom desempenho! 

---------------------
 ¹Estabelecido pela Professora de Harvard Dra. Amy Edmondson, “segurança psicológica” diz respeito à nossa capacidade de estar confortável com a vulnerabilidade no trabalho, algo que - para o nosso mal, foi historicamente pouco incentivado. A extensa pesquisa da Dra. Edmondson revela que as equipes de melhor desempenho e satisfação sentiam que podiam abertamente admitir erros,pedir ajuda, e abordar assuntos honestamente sem retribuição ou humilhação. (A Google testou essa pesquisa com seu próprio experimento,chamado Projeto Aristóteles.)

 

Categoria
Cidadania e Educação

Achou esse conteúdo útil?

Cocriação: Artéria - Conexões Transformadoras e Rede Conectando Saberes .

Confira outras materiais e publicações

09/06/2022

Razões para Ficar

Parcerias

.

Saiba mais
29/07/2022

DO BRASIL PARA O MUNDO: CONHEÇA AS PROFESSORAS DA REDE QUE REPRESENTAM AS ESCOLAS FINALISTAS DO PRÊMIO “MELHORES ESCOLAS

Premiações

.

Saiba mais
07/04/2022

Já pensou em falar de educação política em sala de aula?

Cidadania e Educação

Prazo máximo para tirar o primeiro título de eleitor é até 4/05

Saiba mais
17/05/2022

A história de uma professora escrita por ela mesma

Espaço Rede Autoral

Joice Lamb, membra da Rede Conectando, lança livro sobre memórias da sua carreira como educadora

Saiba mais
07/02/2022

Espaço Rede Autoral Conectando Saberes

Espaço Rede Autoral

Leia a crônica escrita pela professora Cristiane Dias, membro da Conectando Saberes no núcleo de Criciúma, em Santa Catarina.

Saiba mais
07/02/2022

Saúde Vocal: 5 técnicas para cuidar da sua voz

Saúde e Autocuidado

Conheça 5 técnicas para cuidar da sua voz

Saiba mais
07/04/2022

Precisamos falar sobre saúde mental na escola

Saúde e Autocuidado

Após a pandemia e o isolamento social assunto deve receber mais atenção das escolas

Saiba mais
07/02/2022

Conectando Boas Práticas 2021: Fique por dentro dos resultados.

CBP

Os resultados serão divulgados a partir do dia 01/03, então fiquem ligados nas redes sociais da Conectando Saberes e no boletim mensal para não perder nada!

Saiba mais
07/04/2022

Conectando Boas Práticas premia projetos na temática de Participação Familiar

CBP

Conheça o projeto do professor e diretor Felipe, de Marilândia (ES), um dos vencedores da premiação

Saiba mais
31/03/2022

Conheça os vencedores do Conectando Boas Práticas

CBP

Saiba mais sobre os projetos que foram premiados

Saiba mais
10/03/2022

Depois de 14 anos, Governo Federal assina aumento do piso salarial para professores

Educação Pública

PROFESSORA JULIANA REIS (MG) COMENTA A PORTARIA E SEUS IMPACTOS

Saiba mais
07/02/2022

MEC e CAEd monitoram a implementação da BNCC

Educação Pública

Informe-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio.

Saiba mais
07/02/2022

Novo Ensino Médio: quais são os seus desafios?

Educação Pública

Informe-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio

Saiba mais
10/03/2022

O Retorno da Alfabetização necessita de acolhimento

Educação Pública

Cerca de 76% dos alunos precisam de reforço em alfabetização, segundo o DataFolha. Mas o que realmente os estudantes precisam com o retorno às aulas presenciais é o acolhimento e a Professora Joice conta mais sobre isso.

Saiba mais
10/03/2022

Conectando Saberes e Todos pela Educação promovem debates com professores no centro

Educação Pública

Desde dezembro de 2021, a Conectando Saberes apoia a Todos pela Educação na realização do Educação Já, uma série de encontros que debatem políticas públicas educacionais com professores, gestores e secretários.

Saiba mais
10/03/2022

Projetos de Professoras da Rede CS buscam a valorização da mulher na sociedade

Diversidade

Conheça o projeto de duas professoras da rede CS que colocam as mulheres como protagonistas de grandes histórias.

Saiba mais
17/05/2022

PROFESSORA CLECIANE SANTOS DISCURSA NO EVENTO “EDUCAÇÃO JÁ”

Valorização Docente

Cleciane Santos Alves, de Sergipe, usou o espaço para falar sobre a importância do coletivo quando pensamos em educação

Saiba mais
10/03/2022

(Não) Valorização do Profissional Docente

Valorização Docente

CONECTANDO SABERES BUSCA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS E PESQUISAS

Saiba mais
07/04/2022

A importância da união da família e da escola

Participação Familiar

Saiba mais sobre a formação que os membros da CS tiveram em março sobre o tema

Saiba mais
07/04/2022

No Brasil, quase 10 mil de escolas não têm acesso à água potável, segundo o MEC

Condições de Trabalho

Entenda como isso afeta a rotina de alunos, professores e gestores escolares.

Saiba mais
02/06/2022

A democracia no papel e o papel da democracia na escola

Gestão Democrática no Ambiente Escolar

Joice Lamb, membra da Rede Conectando Saberes explora o tema na prática e conta mais aqui:

Saiba mais
13/06/2022

ESCOLAS REPRESENTADAS POR PROFESSORAS DA REDE CONECTANDO SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO "MELHORES ESCOLAS DO MUNDO"

Premiações

.

Saiba mais