Voltar Premiações

DO BRASIL PARA O MUNDO: CONHEÇA AS PROFESSORAS DA REDE QUE REPRESENTAM AS ESCOLAS FINALISTAS DO PRÊMIO “MELHORES ESCOLAS

29/07/2022
.

No dia 10 de junho, as professoras Elineide Alves dos Santos Fernandes e Joice Lamb receberam uma notícia: as escolas inscritas por elas no prêmio internacional “Melhores Escolas do Mundo" estão entre as 10 finalistas das suas categorias. A notícia deixou as educadoras extremamente felizes, pois não acreditavamacreditarem que seus projetos pudessem ter repercussão internacional.
Moradora de Cabrobó (PE), a professora Elineide é diretora da Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos e inscreveu um projeto realizado durante a pandemia. A escola está localizada em um bairro periférico da cidade com cerca de 34 mil habitantes e o projeto “DISTANTES SIM, DESCONECTADOS NÃO. FAMÍLIA E ESCOLA PROJETANDO SONHOS, PROMOVENDO A INCLUSÃO” nasceu para atender a comunidade escolar, em especial as mães dos alunos.

Muitas vezes, nas escolas os pais ou responsáveis não demonstram interesse ou não participam da vida escolar dos seus filhos por diversos motivos. Mas em Cabrobó o problema é algo que ainda afeta mais de 11 milhões de pessoas no Brasil: o analfabetismo. Elineide e sua equipe viram muitas vezes que as mães dos alunos utilizavam a digital para assinar papéis, por não saberem escrever e nem ler. Consequentemente, elas não podiam ajudar seus filhos nas tarefas de casa e não conseguiam acompanhar a vida estudantil deles. “Dessa forma, os alunos sentiam-se desmotivados a realizarem as atividades escolares em casa, como também, devido à situação de pobreza, viam-se obrigados a ajudarem nas tarefas domésticas e a cuidarem dos irmãos mais novos”, conta Elineide.
De início, a equipe da escola realizou visitas às famílias para convidar a participarem do projeto. As mães que aceitaram começaram a ir duas vezes por semana e fazer uma aula de alfabetização de forma presencial. Elineide relembra que algumas mulheres precisaram mentir para seus maridos sobre o motivo de saírem de casa, pois eles não apoiavam a formação. “As mães começaram a participar, como forma de superar as adversidades. Sentiram-se motivadas, começaram a convidar outras mulheres, empoderar-se e novamente, voltaram a projetar os sonhos que haviam deixado para trás por conta das dificuldades”, complementa. 
Agora em 2022 o projeto vai voltar com atendimento às mães e com a emissão de novos documentos de identidade para aquelas que aprenderam a assinar o nome. No fim, o projeto ultrapassou o seu objetivo de alfabetizar w serviu como uma inspiração para fazer com que essas mulheres, que já não tinham mais perspectivas, voltassem a ter brilho no olhar.

Enquanto isso, em Novo Hamburgo (RS), cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS), a Escola Municipal de Educação Básica Profª Adolfina J. M. Diefenthäle criou um sistema totalmente democrático que envolve desde alunos e pais até funcionários da escola nas decisões na instituição. O sistema não é tão simples quanto parece, mas dá certo e vem sendo realizado desde 2012 na escola. 
Ele funciona assim: existe um grupo gestor com representantes de professores que organiza o cronograma e as demandas que serão discutidas em assembleia. Cada segmento (alunos, professores, pais e funcionários) tem sua própria assembleia todos os meses. Como os estudantes são o maior grupo, as assembleias são feitas em turmas. As demandas são coletadas pelo grupo gestor e alguns dias depois, acontece a reunião de representantes de turma com a direção da escola para discutir as demandas, propor soluções ou resolver conflitos. As demandas podem envolver desde a colocação de ventilador em uma sala, até a mudança na metodologia de disciplinas. Na assembleia seguinte, os representantes apresentam as conclusões da reunião e a assembleia delibera novamente. Demandas que dizem respeito a outros grupos ou que necessitem de verbas são encaminhadas para a Conferência escolar. Antes da conferência acontecem ainda quatro assembleias gerais de alunos.

“Esta forma de gestão favorece tanto a busca de soluções para problemas cotidianos como a destinação do dinheiro recebido pelas escolas de uma forma transparente e colaborativa. Entendemos que, desta forma, cada um acaba conseguindo reconhecer o outro como uma pessoa de direitos, que tem voz, ideias e problemas”, conta Joice. Assim como no caso de Elineide,  a escola onde Joice é coordenadora pedagógica deixou de ser um local de apenas ensino e aprendizagem, mas um espaço onde todos podem aprender e ensinar de forma colaborativa e coletiva, e defender os seus ideais. 

A Conectando Saberes fica imensamente orgulhosa da conquista das professoras que estão na rede conosco e estamos na torcida! Elas nos mostram que projetos como esses podem mudar a vida de várias pessoas e também transformar a educação.
 

Categoria
Premiações

Achou esse conteúdo útil?

Conectando Saberes .

Confira outras materiais e publicações

09/06/2022

Razões para Ficar

Parcerias

.

Saiba mais
13/06/2022

ESCOLAS REPRESENTADAS POR PROFESSORAS DA REDE CONECTANDO SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO "MELHORES ESCOLAS DO MUNDO"

Premiações

.

Saiba mais
17/05/2022

A história de uma professora escrita por ela mesma

Espaço Rede Autoral

Joice Lamb, membra da Rede Conectando, lança livro sobre memórias da sua carreira como educadora

Saiba mais
07/02/2022

Espaço Rede Autoral Conectando Saberes

Espaço Rede Autoral

Leia a crônica escrita pela professora Cristiane Dias, membro da Conectando Saberes no núcleo de Criciúma, em Santa Catarina.

Saiba mais
07/04/2022

Precisamos falar sobre saúde mental na escola

Saúde e Autocuidado

Após a pandemia e o isolamento social assunto deve receber mais atenção das escolas

Saiba mais
07/02/2022

Saúde Vocal: 5 técnicas para cuidar da sua voz

Saúde e Autocuidado

Conheça 5 técnicas para cuidar da sua voz

Saiba mais
31/03/2022

Conheça os vencedores do Conectando Boas Práticas

CBP

Saiba mais sobre os projetos que foram premiados

Saiba mais
07/02/2022

Conectando Boas Práticas 2021: Fique por dentro dos resultados.

CBP

Os resultados serão divulgados a partir do dia 01/03, então fiquem ligados nas redes sociais da Conectando Saberes e no boletim mensal para não perder nada!

Saiba mais
07/04/2022

Conectando Boas Práticas premia projetos na temática de Participação Familiar

CBP

Conheça o projeto do professor e diretor Felipe, de Marilândia (ES), um dos vencedores da premiação

Saiba mais
07/02/2022

MEC e CAEd monitoram a implementação da BNCC

Educação Pública

Informe-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio.

Saiba mais
10/03/2022

O Retorno da Alfabetização necessita de acolhimento

Educação Pública

Cerca de 76% dos alunos precisam de reforço em alfabetização, segundo o DataFolha. Mas o que realmente os estudantes precisam com o retorno às aulas presenciais é o acolhimento e a Professora Joice conta mais sobre isso.

Saiba mais
10/03/2022

Conectando Saberes e Todos pela Educação promovem debates com professores no centro

Educação Pública

Desde dezembro de 2021, a Conectando Saberes apoia a Todos pela Educação na realização do Educação Já, uma série de encontros que debatem políticas públicas educacionais com professores, gestores e secretários.

Saiba mais
07/02/2022

Novo Ensino Médio: quais são os seus desafios?

Educação Pública

Informe-se e compartilhe dúvidas e opiniões sobre o Novo Ensino Médio

Saiba mais
10/03/2022

Depois de 14 anos, Governo Federal assina aumento do piso salarial para professores

Educação Pública

PROFESSORA JULIANA REIS (MG) COMENTA A PORTARIA E SEUS IMPACTOS

Saiba mais
10/03/2022

Projetos de Professoras da Rede CS buscam a valorização da mulher na sociedade

Diversidade

Conheça o projeto de duas professoras da rede CS que colocam as mulheres como protagonistas de grandes histórias.

Saiba mais
10/03/2022

(Não) Valorização do Profissional Docente

Valorização Docente

CONECTANDO SABERES BUSCA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS E PESQUISAS

Saiba mais
17/05/2022

PROFESSORA CLECIANE SANTOS DISCURSA NO EVENTO “EDUCAÇÃO JÁ”

Valorização Docente

Cleciane Santos Alves, de Sergipe, usou o espaço para falar sobre a importância do coletivo quando pensamos em educação

Saiba mais
07/04/2022

A importância da união da família e da escola

Participação Familiar

Saiba mais sobre a formação que os membros da CS tiveram em março sobre o tema

Saiba mais
07/04/2022

No Brasil, quase 10 mil de escolas não têm acesso à água potável, segundo o MEC

Condições de Trabalho

Entenda como isso afeta a rotina de alunos, professores e gestores escolares.

Saiba mais
07/04/2022

Já pensou em falar de educação política em sala de aula?

Cidadania e Educação

Prazo máximo para tirar o primeiro título de eleitor é até 4/05

Saiba mais
09/06/2022

Criando ambientes acolhedores

Cidadania e Educação

Confira com promover criatividade e segurança dentro do ambiente escolar

Saiba mais
02/06/2022

A democracia no papel e o papel da democracia na escola

Gestão Democrática no Ambiente Escolar

Joice Lamb, membra da Rede Conectando Saberes explora o tema na prática e conta mais aqui:

Saiba mais