Precisamos falar sobre saúde mental na escola

Após a pandemia e o isolamento social assunto deve receber mais atenção das escolas

 

Se estar em isolamento social foi difícil para os adultos, imagine para jovens e crianças que tiveram que ficar assim por dois anos. E ainda terem aulas por meio da internet, sem contato presencial com os colegas e professores. No mês de abril, a Secretária Estadual do Estado de São Paulo divulgou um dado alarmante: 69% dos alunos do ensino fundamental e médio relatam sintomas de depressão e ansiedade em SP. E é claro, que esses dados também se repetem em outras partes do Brasil e também junto a eles vem a desmotivação dos alunos para continuar estudando.

Agora no retorno presencial, é preciso enfrentar dois grandes desafios: tentar manter alunos engajados e motivados, depois de tanto longe fisicamente da sala de aula e retomar a aprendizagem. Em estudo realizado pelo Instituto Península e publicado em setembro de 2021, 57% dos professores dizem que o grande desafio está em recuperar a aprendizagem dos alunos, impactada com o fechamento das escolas e com os obstáculos do ensino a distância.

No entanto, não foram somente os estudantes que foram afetados, o mesmo estudo fala que 57% dos professores participantes da pesquisa responderam que gostariam de receber apoio psicológico e emocional, principalmente para lidar com as questões impostas pela pandemia. E então surge o questionamento: qual a importância de falar em saúde mental em sala de aula?
Foi pensando nesse assunto e no contexto de adoecimento mental de muitas pessoas da cidade de Tapejara (RS) que o professor Alexandre Lunardi Testa desenvolveu o “Chatbot socioemocional”. Realizado junto com os alunos, a equipe criou um chatbot para explicar um pouco mais sobre transtornos e doenças mentais, como também indicar a busca por ajuda. Foi um trabalho coletivo e com a ajuda de profissionais do setor de psicologia da escola, tudo para montar as respostas do robô. O principal interesse do robô é trazer à fonte a discussão sobre saúde mental e ajudar a comunidade municipal a desmistificar sobre o assunto.

Com a sua iniciativa o professor ganhou o Conectando Boas Práticas, premiação da Conectando Saberes para projetos inovadores em sala de aula. “Em um primeiro momento eu entrei em choque, porque, enquanto professor, eu não esperava que a prática fosse reconhecida, a gente se acostuma a trabalhar por trás dos panos. É bem difícil ver uma prática pedagógica ser reconhecida, especialmente entre tantas ideias maravilhosas. Isso fez com que eu ficasse muito feliz, porque tive certeza que o projeto poderia ter sequência, já que ganharia visibilidade e a construção poderia ser tratada com um cuidado maior”, conta ele.

Por meio do projeto ele percebeu a importância de tratar de assuntos tão sérios e afetam diferentes gerações, dentro de sala de aula. “Eu me senti estimulado a produzir mais, de que eu não era invisível, já que a prática poderia fazer diferença mesmo. Eu não estava maluco quando pensei que poderia, através da educação, tocar em um tema bastante sensível para comunidade local para tentar mudar isso”.

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a