Saúde Vocal: 5 técnicas para cuidar da sua voz

Conheça 5 técnicas para cuidar da sua voz

Quem nunca ficou rouco ou sem voz na hora de dar aulas? Uma das principais ferramentas de trabalho de um(a) professor(a) é sua voz e mesmo com o ensino remoto foi necessário usá-la. A voz é fundamental para transmitir o conteúdo e também dar uma entonação à fala para atrair os estudantes.

Para evitar futuros desgastes, é possível ter alguns cuidados extras com suas cordas vocais e evitar o desconforto na hora de falar. Listamos aqui x técnicas para que você, professor e professora, mantenha sua voz intacta ao longo de 2022.

  1. Observe sua postura enquanto fala
    Pode não parecer, mas a postura na hora de falar pode sobrecarregar sua voz. Por isso, mantenha sempre uma postura ereta, com o pescoço relaxado. Ficar no meio da sala de aula também faz com que o esforço para falar seja menor.
  2. Hidrate-se 
    Essa dica é básica, mas sempre é bom relembrar: beba água diariamente. O ideal é que ela esteja em temperatura ambiente. Uma dica também é manter uma garrafa consigo, para sempre lembrar de se hidratar e conseguir beber a quantidade adequada de água.
  3. Evite hábitos que prejudicam a voz
    Fumar, consumir muito álcool ou beber bastante café podem ser prejudiciais à sua voz. Caso tenha algum desses hábitos, procure diminuí-lo para que o impacto nas suas cordas vocais seja menor.
  4. Dê um descanso para sua voz
    Quando chegamos na sala dos professores, às vezes queremos comentar tudo o que aconteceu em uma aula. Porém, é importante dar um descanso à sua voz, principalmente depois de usá-la com os alunos. Essas pausas são estratégicas para não forçar suas cordas vocais.
  5. Prepare-se antes de falar
    Faça um aquecimento vocal antes de começar sua aula, como vibrar os lábios, a língua e pronunciar fonemas. Exercícios de alongamento do pescoço também são bem-vindos e ajudam também na articulação das palavras. Muitos cantores fazem isso antes de uma apresentação, por que não tentar, professor? Você pode encontrar exemplos de aquecimentos pela internet, como este aqui.

Dica bônus: cuidados para as aulas remotas
Mesmo quando a aula é remota, o docente precisa tomar alguns cuidados com a voz. Um deles é verificar a postura na hora de dar aulas: ficar com a cabeça abaixada pode comprimir as cordas vocais. O uso de fones de ouvido também pode fazer com que você fale mais alto do que o necessário.

Você já pratica alguma dessas técnicas? Tem outra que não foi mencionada? Comente com os colegas!

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a