(Não) Valorização do Profissional Docente

CONECTANDO SABERES BUSCA A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS E PESQUISAS

 

O Brasil hoje possui mais de 2,2 milhões de pessoas que escolheram a profissão de professor e professora para a sua vida. Segundo o Censo de 2019, a pedagogia é o curso que mais forma pessoas no Brasil. No entanto, mesmo com esse grande número de profissionais, a classe encontra dificuldades para ser valorizada e ver como ser educador como um agente transformador da realidade de muitos jovens.

Mas onde estão esses futuros professores e professoras? São poucos os atrativos que levam esses graduados a exercerem a profissão. A falta de incentivo público, com políticas que garantam melhores condições de trabalho, com pagamento adequado pelas longas jornadas de trabalho dentro e fora de sala de aula e falta de investimento em formação continuada são alguns dos problemas enfrentados por esses indivíduos. Um estudo divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) constatou que menos de 20% dos professores brasileiros encontram-se satisfeitos com o salário que recebem.
Contornar esses problemas acabam sendo um desafio tanto público quanto do terceiro setor, área em que atua a Conectando Saberes. Com as conexões e comunidades criadas nos núcleos de mais de 80 núcleos nos 27 estados brasileiros, buscamos construir espaços coletivos presenciais e virtuais que aproximem os profissionais de educação para que se possa promover uma educação pública de qualidade e excelência.

O reconhecimento do trabalho desses educadores é o que mais valorizamos dentro da instituição. O Prêmio Conectando Boas Práticas reconhece os melhores projetos desenvolvidos por professores dentro da Rede.  Outro exemplo é a pesquisa Vozes Docentes, uma iniciativa da Conectando Saberes que ouviu 8.786 respostas válidas de professores de escolas municipais de 87 municípios diferentes da Rede Conectando Saberes. O objetivo é fortalecer o diálogo entre os professores e as Secretarias Municipais de Educação para que possam solucionar juntos os desafios.

Saiba mais sobre projetos da Conectando Saberes aqui.

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a