Núcleos se mobilizam para realizar Prêmio Conectando Boas Práticas localmente

Desde 2019, a Conectando Saberes vem realizando um projeto e edital para reconhecer professores, diretores e coordenadores de fora da rede e seus projetos inovadores em diversas áreas da educação, a chamada Conectando Boas Práticas (CBP). Como parte das atividades dos membros para valorizar o trabalho realizado nas escolas, os núcleos locais têm a missão de realizar o CBP nos seus municípios. Nada mais é do que construção coletiva e colaborativa entre os membros daquele núcleo, e que pôde ser percebida na prática nos eventos dos núcleos de Magé (RJ) e Castro (PR).

A cidade paranaense se esforçou no quesito organização e se separou em grupos, como comunicação e parcerias, para conseguir angariar fundos para a premiação e divulgar o evento na cidade. Eles visitaram escolas, realizaram lives e até foram à Prefeitura para incentivar a participação de educadores na premiação. O saldo foi super positivo: conseguiram dar ao primeiro lugar R$1000 e uma poupança, além de outros prêmios para o segundo e terceiro lugares. “Foi um dia bem encantador e a gente conseguiu ver nos professores que eles ficaram realmente muito entusiasmados. Ao final do evento querendo saber como fazer parte do núcleo, como poder ajudar. Isso foi muito bacana”, conta Daniele Susana Pereira Machado, coordenadora do núcleo de Castro (PR).

Em Magé (RJ), os resultados não foram muito diferentes. Os quatro professores que haviam se inscrito no CBP Nacional foram convidados para o evento e foram premiados. Além disso, a organização procurou a participação de outros professores para premiar e selecionar os vencedores. A escolha foi realizada por uma votação aberta e virtual. As categorias premiadas foram: Educação, leitura e Literatura; CBP Nacional; Práticas transformadoras na rede de Magé; Cidade Educadora; Lideranças Transformadoras; e Professores que fazem a diferença. O evento contou com o apoio de lideranças locais, do Instituto Península, os dois últimos apoiaram financeiramente todo o prêmio. “Percebemos a alegria e felicidade dos participantes em terem a sua prática reconhecida, através desse evento fortalecemos parcerias com esses professores e convidamos a ingressarem no nosso núcleo”, dizem Carlos Patrício e Marcelo Rossi, coordenadores da Conectando em Magé (RJ).

O reconhecimento do professor para professor tem um grande poder de mobilização, como podemos ver nos seminários locais. E o mais bacana de tudo isso faz parte de ações mais locais, mas que também levam a mensagem da Conectando de transformação da educação pela valorização docente.

 

Compartilhe

Veja mais

Posts Relacionados

Ensino Domiciliar em pauta

A Educação domiciliar entrou em debate para ser implementada no Brasil, mas será que é uma boa ideia?   Atualmente no Brasil, está aberta a

A Instabilidade emocional no Pós-Pandemia

A INSTABILIDADE EMOCIONAL NO PÓS-PANDEMIA Nos últimos meses, inúmeras matérias trouxeram à tona uma realidade que tem sido vivenciada pelos professores nesse período pós-pandemia: a